Encontrando inspiração no que parecia não servir mais
Você certamente já ouviu muita gente dizer que a moda é cíclica. Dizer que, de tempos em tempos, tudo volta. Sua mãe, tia ou até avó já soltou algo do tipo: Nossa, como eu usei isso no meu tempo!
O fato é que isso não é verdade. Assustado? O correto mesmo é a gente usar outra expressão: a moda é helicoidal, é espiralada. Explicando: As referências do passado voltam, mas com outras associações. Outro contexto, outros valores, outras necessidades. O que acontece, então, é uma adaptação dessas referências do passado. Você vai usar calça flare, sim. Mas ela vai ser feita com outro tipo de tecido, vai ser combinada com outro tipo de blusa e acessórios. E a tendência retrô não sai de cena. Nesse contexto, temos duas opções: ou uma releitura ou o vintage.
A releitura acontece quando roupas, acessórios, objetos de decoração, são feitos agora, com clara inspiração vinda do passado. É uma re-significação: a roupa é nova, mas tem um detalhe, uma estampa, uma modelagem antiga. Um charme a mais, né?
Já o vintage é algo realmente antigo. A palavra deriva de “vindima” que significa uma boa colheita de uvas. Uma safra realmente significativa. E é exatamente assim que acontece com a palavra vintage, na moda: trata-se de você resgatar uma peça original do passado, que tenha sido significativa, que tenha sido de expressão no seu tempo.
Ou seja: o retrô adaptado é a releitura; o retrô original é o vintage ;)
Para montar um visual retrô bem legal é simples: basta estar atento. Procure nos armários da sua mães, suas tias e até mesmo do seu pai! É verdade, lá você também encontra peças adaptáveis para o feminino. A outra dica incrível é virar amiga de dona de brechó. Marcar presença mesmo, indo de tempos em tempos. Com um olhar apurado, você pode acabar achando verdadeiros tesouros.
E nessa história, vale também customizar. Se algum detalhe na peça não estiver tão bonito, já um pouco desgastado, basta trocar ou adaptar. É o seu toque pessoal ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário