A beleza delicada dessas estrelas
O cinema da década de 1950 foi marcado por dois estilos de beleza: o das ingênuas chiques, representado por Grace Kelly e Audrey Hepburn e o estilo sensual fatal, como o das pin-ups americanas e o da atriz Marilyn Monroe. Principalmente nesta década, a gente deve destacar o trabalho da figurinista Edith Head, que, ao longo de toda a sua carreira, trabalhou em mais de 400 filmes, recebendo mais de 30 indicações ao Oscar e ganhando o prêmio oito vezes.
Mas vamos por partes. O assunto de hoje são as ingênuas chiques. Enjoy! ;)
Audrey Hepburn: do beat ao clássico
Ela é sinônimo de elegância. Em Sabrina (1954), vive a própria história da Cinderela. E é com um vestido magnífico, criado por Givenchy, que ela dança com seu príncipe, no baile. Branco, estampado com grandes flores; um tomara-que-caia com a cintura marcada e a saia bem ampla, com uma cauda longa. Outra peça legal é o imortal “little black dress”.
Cinderela em Paris (1957) fez Audrey viver uma balconista de livraria, interessada por ideias intelectuais e filosóficas – legítima representante do estilo beatnik . Jo Stockton (Audrey Hepburn) e Dick Avery (Fred Astaire) vivem um grande romance: ele, um fotógrafo renomado, e ela, a balconista que vira modelo conhecida mundialmente. No figurino, mais uma participação de Edith Head e Givenchy. Destaque para a clássica cena de Audrey com o vestido e a echarpe vermelhos, descendo as escadas em frente à Victoria de Samotracia, no Louvre.
E o filme ainda nos aconselha: Dream Pink! Não é para sonhar mesmo?
Bonequinha de Luxo (1961) veio, então, para imortalizar a figura da atriz como referência em elegância e beleza. A jovem, apaixonada pelas preciosidades da Tiffany, desfila com seu corpo esguio por entre as ruas. Givenchy e Head, mais uma vez, emprestando estilo à personagem e à própria Audrey. E em 2011, o clássico filme fez 50 anos! Leia mais aqui.
Imagina só!
As jóias da Tiffany & Co. roubaram a cena em 24 filmes, incluindo Bonequinha de Luxo. O primeiro diamante a reluzir na tela foi em Os Homens Preferem as Loiras (1953), sobre o qual a gente ainda vai falar aqui! Mais recentemente, as peças estrelaram Guerra das Noivas (2009), com Kate Hudson e Anne Hathaway. E adivinha só! Até no desenho do Shrek 2 a Tiffany fez uma ponta, dando mais glamour à Fiona! E mais um detalhe: pela primeira vez, a marca lança um editorial de moda produzido no Brasil! Veja as fotos aqui.
Grace Kelly, pérolas e olhos azuis
Os cabelos claros, os olhos azuis, os lábios vermelhos e os vestidos, sempre luxuosos. As peças de roupa de Grace Kelly exemplificam tudo aquilo que era a grande tendência na década de 1950: além dos vestidos, a camisola longa e os tailleurs completam uma verdadeira galeria de sofisticação. Grace ainda eternizou a clássica combinação do vestido preto e o colar de pérolas.
E é impossível não destacar seu vestido de casamento: objeto de imitação e desejo em toda a face da Terra! E diga-se de passagem, inspiração para kate Middleton!
Vale a pena!
A exposição Os Anos Grace Kelly, Princesa de Mônaco está incrível! Quem ainda não teve a oportunidade de ir, pode aproveitar a chance até o dia 10 de julho. Veja mais fotos aqui.
[continua!]
Para ler todos os posts desse especial, clique em:
- Que tal um cineminha?
- Criando estrelas
- As arrebatadoras
- A juventude mostra a que veio
- Grandes marcas marcando presença nas telonas
Nenhum comentário:
Postar um comentário