No início, os homens poliam pedras para criar suas ferramentas de caça, moldavam a cerâmica para fazer utensílios e teciam fibras de animais e vegetais. Com o tempo, a Revolução Industrial trouxe mudanças: surgiram as oficinas, lugar em que várias pessoas trabalhavam e produziam em série. Era a modernidade começando...
Hoje, em tempos de Geração Z, super antenada e acompanhando as novas tecnologias, fica claro que a moda também segue a tendência. Tecidos, materiais e acabamentos entram na corrente da tecnologia e nos surpreendem. Prova disso são os provadores virtuais, as peças iluminadas com fibra ótica ou as roupas inteligentes que não amassam.
Mas será que ainda existe espaço para o famoso handmade, ou “feito à mão”?
Sim! Principalmente depois da crise econômica mundial, as pessoas passaram a rever o panorama do fast-fashion, repensando seus hábito de consumo. E, com esse paradigma alterado, eis que o artesanal voltou à cena! É o valor do exclusivo, do único.
O estilista Ronaldo Fraga é um grande expoente da tendência, buscando sempre elaborar peças que valorizam o artesanato. Suas coleções nos mostram a clara relação entre a arte e a cultura: as peças contam a história de seu autor, carregando consigo o trabalho, o pensamento e a emoção de quem a criou. Chega a ser uma relação de afeto com o trabalho. O resultado? Peças únicas, inclusão social do artesão e resgate da identidade. É a costura da própria vida.
Em uma das suas recentes coleções, o estilista convida para um passeio por Passira, no agreste de Pernambuco. Ponto a ponto, uma nova vida. “É preciso retomar o precioso handmade ameaçado de extinção pela invasão dos produtos chineses. Recriamos a história dessas mulheres, fio a fio”, completa.
O grande barato dos tempos atuais é unir o trabalho minucioso do handmade e as maravilhas da tecnologia. Dá uma olhada nas fotos da Arte Sacra, outra grife mineira que faz a melhor aposta para este inverno 2011: tecidos cortados a laser, fazendo desenhos delicados de flores, e bordados que garantem o encanto!
Oi, Alice,
ResponderExcluirAmamos o blog!
Muita criatividade e bom gosto!
Esse gato vai longe...
Parabéns!
Adriana e Sandra